Biscoitos de São Valentim
No dia de São Valentim normalmente costumamos caprichar mais na cozinha e isso implica a preparação de doces com formas de corações. Preparar biscoitos de São Valentim decoradas com fondant é uma tarefa simples, ideal e bonita de oferecer à sua cara metade neste dia tão especial.
Ingredientes:
375 g de farinha para bolos
1/2 colher (sobremesa) de sal
225 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
200 g de açúcar
1 ovo médio
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
Fondant cor de rosa, vermelho ou branco
Corante alimentar (para o fondant branco)
Água q.b.
Preparação dos biscoitos de São Valentim
1º. Colocar num recipiente a farinha e o sal
2º. Noutro recipiente maior, coloque a manteiga cortada em cubos juntamente com o açúcar e bata com a batedeira durante entre 3 e 5 minutos, até conseguir uma mistura esponjosa e suave. Adicione a baunilha e o ovo e bata um pouco mais
3º. Incorpore a farinha à mistura anterior, pouco a pouco, sem deixar de bater.
4º. Coloque a mistura sobre um superfície lisa e amasse até formar uma massa homogénea e suave.
5º. Divida a massa em duas partes, forme dois círculos planos e envolva-os com plástico film. Deixe repousar no frigorífico durante duas horas.
6º. Pré-aqueça o forno a 180ºC e prepare umas bandejas onde levará os biscoitos a cozer.
7º. Depois de passarem as duas horas, retire a massa do frigorífico e abra-a, numa superfície lisa e limpa enfarinhada, até que fique com a espessura de 5-6 mm.
8º. Recorte os biscoitos com moldes em forma de coração e coloque-os nas bandejas. Não é necessário separá-los demasiado.
9º. Coza uma bandeja de cada vez durante uns 10 minutos ou até que estejam douradas.
10º. Espere alguns minutos fora do forno e deixe arrefecer completamente sobre uma rede.
11º. Para decorar os biscoitos de São Valentim com fondant, molde e trabalhe uma porção de massa até que esteja maleável. Se a massa for branca e lhe quiser dar uma cor, use umas gotas de corante alimentar, até que adquira a cor desejada.
12º. Passe bem com o rolo de cozinha, sobre uma superfície lisa enfarinhada com maizena ou açúcar de confeiteiro, deixando uma espessura não mais de 2mm.
13º. Para colar a pasta nos biscoitos, pincele cada uma delas com água e coloque de imediato a massa por cima. Deixe secar antes de guardar.
14º. Uma vez terminados e secos, os biscoitos de São Valentim estão prontos para os embrulhar, de acordo com o seu gosto, para os oferecer. Pode usar saquinhos individuais ou uma caixinha bonita.