Receita de trança de ameixas

 

Ingredientes:

Para a massa:

1/2 colher de café de sal
400 g de farinha
3 colheres de sopa de açúcar
1 gema de ovo
2,5 colheres de sopa de margarina especial par1,5 dl de leite magro
10 g de fermento de padeiro

Para o recheio:

3 colheres de sopa de açúcar
200 g de ameixas secas
1 colher de chá de canela
1/2 limão
1 colher de sopa de margarina especial para cozinha

Preparação:

Peneire a farinha com o sal e retire cerca de 50 g. A estes 50 g de farinha, junte o fermento dissolvido num pouco de leite morno. Deixe levedar em sítio morno durante 15 minutos.

Faça uma cova no meio da farinha e deite aí a massa de fermento. Adicione ainda a margarina especial para cozinha, o restante leite em que dissolveu o açúcar e a gema. Trabalhe estes ingredientes até obter uma massa que faça bolhas e se solte das paredes da tigela. Cubra com um pano, envolva a tigela num cobertor e deixe levedar até a massa dobrar de volume (cerca de 2 horas).

Entretanto, prepare o recheio: coza as ameixas num pouco de água durante 15 minutos. Retire os caroços às ameixas e reduza-as a puré.

Junte o açúcar, a margarina especial para cozinha, a canela e a raspa de limão. Junte ainda um pouco de água em que as ameixas cozeram. Deixe ferver tudo durante 3 minutos.

Estenda a massa com a ajuda de farinha em rectângulo. Sobre o centro do rectângulo coloque o recheio de ameixas fazendo uma tira. Dê uns golpes oblíquos dos lados da massa de modo a obter umas tiras.

Cruze estas tiras sobre o recheio, tapando-o. Deixe levedar novamente durante 30 minutos. Leve a cozer em forno pré-aquecido.

Print Friendly
 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

6.570 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress