Receita de Quiche de Berinjela e Presunto

 

Ingredientes:

1 folha de massa quebrada
2 berinjelas grandes
150g de presunto picado
1 cebola grande
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
200ml de natas
2 ovos
Sal, Pimenta e Noz Moscada q.b.
Azeite
Queijo Polvorone

 

Preparação:

1º. Estenda a massa, cobrindo a forma. Pique o fundo com um garfo. Coloque por cima papel vegetal e sobre ele meta algo pesado (grão de bico, por exemplo). Pré-aqueça o forno a 180ºC e leve a massa a cozer durante 10-12 minutos, cubrindo a forma totalmente com papel de alumínio. Terminado este tempo, retire o papel de alumínio e deixe durante mais 5-6 minutos. Retire do forno e tire o peso e o papel vegetal. Deixe arrefecer. Desta forma, a massa ficará dourada, crocante e firme.

2º. Enquanto a massa está no forno, corte a cebola em juliana e leve-a a estrujir numa frigideira grande em lume médio. Descasque e corte as berinjelas em cubos pequenos e adicione à cebola. Adicione um pouco de sal e continue o refogado até que a berinjela esteja macia. Adicione o presunto picado. Mexa e e verta num coador, para que solte o azeite.

3º. Num recipiente, bata os ovos, adicione as natas, o sal, a pimenta e a noz moscada. Misture tudo muito bem e incorpore a berinjela com o presunto. Misture tudo de novo. Unte a base da quiche com as duas colheres de polpa de tomate e verta a mistura anterior. Cubra com o queijo partido em pedaços. Tape com papel de alumínio e introduza no forno durante 20 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito, este saia limpo.

Print Friendly
 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

7.061 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress