Receita de Puré de Batata com Bacon

 

Ingredientes:

4 batatas médias
6 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher (chá) de pimentão picante
200g de bacon (preferencialmente marinado)
1 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de azeite

 

Preparação:

1º. Descasque as batatas e meta-as a cozer, com uma colher (chá) de sal e a folha de louro, durante 40 minutos ou até que ao picar as batatas, estas estejam moles. No caso de cozinhar na panela de pressão, deve cozinhar durante 10 minutos, a contar de que comece a sair o vapor. Uma vez cozidas, escorra a água, retire o louro e corte as batatas, metendo-as numa travessa.

2º. Entretanto, numa frigideira, meta uma colher (sopa) de azeite e quando esteja quente, coloque o bacon, cortado em cubos, não muito grossos. Baixe o lume e deixe que cozinhem lentamente, mexendo de vez enquando, até que veja que estão crocantes, mas sem tostarem demasiado. Retire-os da frigideira e disponha sobre papel absorvente. Reserve.

3º. Na mesma frigideira, com a gordura da carne, coloque os 6 dentes de alho, descascados e cortados em lâminas, não muito finas. Quando começarem a dourar, incorpore o pimentão e misture bem, para evitar que o pimentão se peque e amargue. Retire a frigideira do lume e adicione 50ml de água. Mexa e verta sobre as batatas.

4º. Com a ajuda de um garfo, vá esmagando as batatas e misturando bem até que se forme um puré suave e o pimentão se tenha incorporado bem. Se notar que fica um pouco espesso, pode adicionar um pouco de água. Rectifique o sal e coloque o puré sobre o recipiente que onde vai servir. Disponha sobre ele o bacon e sirva.

Sujestão: Se não gostar do sabor picante do pimentão, pode substituir pela mesma quantidade de pimentão doce.

Print Friendly
 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

6.899 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress