Receita de Cupcake Arco-Íris

 

Ingredientes:

Para os bolinhos:

115g de manteiga sem sal a temperatura ambiente
220g de açúcar branco
3 ovos médios
200g de farinha
1 e ½ colher (chá) de fermento em pó
120g de leite meio gordo
1 colher (chá) de extracto de baunilha
Corante em pasta de cor vermelho, azul, amarelo e verde

 

Para o merengue de baunilha:

3 clara
180g de açúcar
1 colher (chá) de extracto de baunilha
100ml de água
1 colher (sopa) de xarope de milho

 

Preparação:

1º. Pré-aqueça o forno a 180ºC (160ºC se for ventilado). Prepare um tabuleiro com 12 forminhas de papel brancas.

2º. Misture a farinha com o fermento numa taça e reserve.

3º. Bata a manteiga com o açúcar até que se integrem e a mistura fique com uma cor clara. Adicione os ovos, um a um, batendo até que se incorporem.

4º. Adicione metade da farinha e bata a velocidade baixa, até que se incorpore. De seguida, adicione o leite junto com o extracto de baunilha, e volte a bater. Adicione a outra metade da farinha e bata a velocidade baixa, até que obtenha uma massa homogénea.

5º. Divida a massa em 4 partes iguais e coloque cada uma delas num recipiente. Junte a cada parte um corante. Uma amarela, outra azul, outra verde e outra em vermelho. É importante usar cores em pasta, para poder obter cores brilhantes (os corante líquidos ficarão apagados, depois de ir ao forno).

6º. Meta em cada forminha, uma colher (sopa) de massa de cada cor, até que as 12 fiquem com uma colher de cada cor.

7º. Leve ao forno a cozer durante 22-25 minutos, ou até que um palito saia limpo. Deixe arrefecer no tabuleiro durante 5 minutos e depois passe para uma grelha, até que arrefeçam totalmente.

Para o merengue:

1º. Misture o açúcar com a água e o xarope de milho numa panela e leve ao lume até que a temperatura do termómetro de açúcar alcance os 115º-120ºC. (Se não tiver termómetro de açúcar, pode fazer a prova da bola: Meta uma gota do xarope que está a preparar num copo de água fria e se esta se converter numa bolinha dura, está pronto).

2º. Entretanto, monte as claras em castelo.

3º. Quando o xarope tenha alcançado a temperatura indicada, verta-o sobre as claras, muito lentamente, só com um fio muito fino, sem deixar de bater (com cuidado para que o xarope não caia nas varas da batedeira). Continue a bater até que o merengue fique brilhante. Incorpore o extracto de baunilha.

4º. Decore os cupcakes com uma manga de pasteleiro com uma boca redonda e polvilhe com açúcar de cor, ou granulados coloridos.

Print Friendly
 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

6.566 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress