Conheça o Que as Frutas e Legumes Aportam à Sua Saúde

As Frutas e Legumes não podem faltar numa dieta saudável. Muitas frutas e legumes são ótimas fontes de nutrientes, mas as verdes escuras tendem a ser mais ricas em nutrientes. Conheça de seguida os nutrientes que cada legume e fruta aporta à sua saúde.

frutas e legumes

Frutas

Nêspera:

A nêspera é rica em açúcares, potássio, magnésio e cálcio. É também uma grande fonte de vitaminas A e B, fibras, pectina e taninos.

A nêspera contém uma boa quantidade de antioxidantes que são eficazes na proteção do corpo contra os radicais livres e o stress oxidativo. Junto com antioxidantes que contém uma boa quantidade de fitonutrientes.

 

Manga:

A manga está estacada pelo seu alto teor em fibras. É rica em vitaminas C, do complexo B, vitamina C, magnésio, cálcio, ferro, fosforo, potássio, fibras e caroteno. São vários os benefícios que a manga traz para nossa saúde, por ser um fruto alcalino, auxilia no combate da acidez e dos problemas estômago. Ajuda a evitar problemas cardíacos, é diurética e ainda ajuda controlar a tensão arterial, a tratar anemia e fortalece o sistema imunitário.

 

Banana:

A banana é uma fruta especialmente rica em cálcio, ferro, vitaminas C e B6, ácido fólico, potássio e magnésio. É uma fruta muito completa com uma grande fonte de energia, indicada para quem pratica desporto, para quem sofre de depressão e anemia, pois estimula a produção de hemoglobinas, pressão arterial, nervos e ulceras.

 

Laranja:

A laranja é rica em vitamina C, em ácido fólico e potássio. Ajuda a combater os resfriados, a gripe ajuda também a diminuir o colesterol e possui ainda tem propriedades anticancerigenas. Possui uma grande quantidade de fibras, sobretudo na parte branca.

 

Maçã:

A maçã é rica em vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, potássio, fósforo, magnésio, cálcio, pectina, cobre e zinco. A Maçã ajuda a combater a obesidade, ajuda nos problemas intestinais, digestivos, nos problemas hepáticos, cálculos renais, colesterol, resfriados e fortalece o sistema imunitário. É muito rica em fibras, a sua casca possui nutrientes e tem ainda propriedades antioxidantes. Evita a reprodução de células cancerígenas.

 

Pêra:

A pêra é rica em vitaminas A, do complexo B, vitamina C, cálcio, fibras, ferro, magnésio, enxofre e  potássio. É indicada para diabéticos, e para quem faz dieta para emagrecer, para quem sofre de prisão de ventre, inflamação do intestino e quem tem problemas de bexiga. É indicada também para pessoas que sobrem de indigestão, de complicações pulmonares, ajuda no tratamento da próstata, febre, enjoo e má circulação.

 

Legumes

Alcachofra:

A alcachofra é um dos vegetais mais ricos em fibras e potássio e contém muito poucas calorias. É rica também em magnésio, fósforo e cálcio.  É excelente para purificar o fígado, diurético, auxilia nas dietas de emagrecimento, reduz os níveis de colesterol no sangue.

 

Repolho:

O repolho é rico em vitaminas A e C, potássio, cálcio, e fosforo. O repolho ajuda a purificar o sangue, estimula a digestão, ajuda a combater o envelhecimento precoce, auxilia na queima de gordura,  ajuda pessoas com diabetes, com colesterol, ulceras e canceres.

 

Espargos:

Os espargos são ricos em potássio, fósforo, cálcio e magnésio. Possui vitaminas B e C. É indicado para quem tem eczema, doenças de pele, acne, e doenças dos rins. Por ser pobre em calorias e hidratos de carbono, é bom para pessoas que precisam manter e perder peso.

 

Acelgas:

As acelgas são muito ricas em iodo e vitaminas K e B9, em potássio, magnésio, ferro e iodo. A acelga ajuda a evitar a perda de visão, a conjuntivite, glaucoma ou cataratas. Combate infeções como a faringite, bronquite ou sinusite. Ajuda a mantener um bom trânsito intestinal e evita a prisão de ventre.

 

Bróculos:

Os bróculos possuem um alto teor de hidratos de carbono e de fibras. Contém uma grande quantidade de vitamina C, ácido fólico e potássio. Os bróculos contêm propriedades antioxidantes, e anticancerígenas, agem contra o cancro de próstata, pulmão, cólon e mama e ajuda ainda a reduzir o colesterol.

 

Couve-flor:

A couve-flor é rica em Vitaminas A, C e do complexo B, cálcio, fosforo, e fonte de folato. As suas folhas são muito eficazes no combate as anemias, falta de apetite e também a prisão de ventre.

 

Print Friendly
 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

6.690 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress